Biografias

Renato Casanova

Casanova é nascido em família de músicos. Seu pai foi cantor de música sertaneja no interior paulista na época do rádio, tendo formado dupla inclusive com o Pardim da dupla Tião Carreiro e Pardim. Seus 2 irmão mais velhos também são músicos.
Renato estreiou cedo acompanhando o pai e na adolescência e , entre diverses outros trabalhos, integrou a banda Última Forma ao lado de seus dois irmãos. Na época os vocais da banda ficavam por conta de João Fernandes, seu irmão mais velho cabendo a Casanova a responsabilidade de conduzir a espinha dorsal da banda, o baixo. Essa banda obteve bastante visibilidade no Vale do Paraiba, tendo participado de algumas coletâneas e gravado um CD.
Em meados dos anos 90 chegou ao ES, diretamente na Barra do Jucu, em Vila Velha, de onde nunca mais saiu e constituiu familia. Trabalhou com diversos músicos até que no fim de 99 foi um dos responsáveis pela formação do CASACA,onde permanece até hoje, é vocalista e principal compositor do grupo.

Marcio Xavier

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim conheceu os primeiros acordes na adolescência. Aos 19 anos mudou-se em definitivo para Barra do Jucu, balneário já que frequentava a alguns anos.
Marcinho (como é conhecido) trabalhou com diversos músicos do ES antes mesmo do CASACA, inclusive com Casanova, tendo atuado ao seu lado pelos bares da região metropolitana.
Tchavi (seu outro apelido) também está no CASACA desde seu primeiro ensaio e hoje é quem responde pela produção dos discos do grupo.
Além do CASACA ainda toca com outros artistas como Bloco Bleque e Gustavo Macaco, desde que a agenda atribulada da banda permita, pois esta é sua prioridade.
Militante do movimento independente musical, é um dos diretores da Cooperativa de Música do ES (UNIMUS) e membro do Fórum Nacional de Música, formando em psicologia além de manter seu blog de opinião e promoção cultural.
www.suavidatafalada.blogspot.com

Flavinho



Luis Flavio Ribeiro Sutil é a personificação da tradição. Filho e neto de família tradicional do congo barrense, foi criado em meio a rodas de congo. Flavinho integrou a primeira banda mirim fundada na Barra do Jucu. Esteve presente quando Martinho da Vila levou a Banda de Congo da Barra do Jucu para se apresentar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em meio a explosão de Madalena do Jucu, hit radiofônico na voz desse compositor que buscou na tradição folclórica capixaba o elemento que faltava para mais um sucesso na carreira.
Hoje é um dos Guardiões do Mastro de São Benedito da Banda de Congo Tambor de Jacarenema ao lado de Casanova e Dhiego e também é um dos fundadores do CASACA.



Thiago Grilo





Grilo é mais um que está presente desde o início. Tendo chegado ainda muito novo na Barra do Jucu, foi lá que efetivamente se criou. Participou junto com Flavinho da primeira Banda de Congo Mirim da Barra do Jucu.
Barrense como é passou a adolescência pegando onda no Barrão e ajudando a família em seus negócios.
Ecologista e vegetariano está concluindo o mestrado em biologia na Universidade Federal do ES (UFES).





Perez Lisboa


Perez ta no rock capixaba faz tempo. Sua primeira banda foi a The Summoning. Na sequência integrou uma das bandas mais relevantes da história da música no ES, o Undertow detentor do hit Mad Boys Don't Be Crazy.
Quando recebeu o convite para tocar no CASACA ele integrava outra banda chamada NAVE S.A. e estava terminando as gravações do segundo disco do grupo, no qual era também um dos compositores.
Perez já havia feito umas viagens com o CASACA tendo participado de alguns shows como convidado. Ao surgir a oportunidade, foi  o primeiro nome a ser lembrado por atender o requisito básico: tem bom gosto. Seus arranjos são de uma beleza impar assim como seus timbres de guitarra são bem peculiares.
Hoje, além do CASACA, Perez mantém seu projeto paralelo, um duo de música eletrônica chamado JoeyZee.



Dhiego Valadares




Dhiego é o mais novo da banda, nosso caçula. Viu todo o começo da ainda adolescente. Sua primeira banda, a Restinga, era totalmente influenciada pelo CASACA.
Ele é nosso casaqueiro, pecussionista e o que mais precisar dele. É nativo da Barra do Jucu e de família tradicional do congo. Também é um dos Guardiães do Masto de São Benedito da banda congo Tambor de Jacarenema.









Nego Leo.


Assim como Perez, Nego Leo é uma lenda viva do rock capixaba. A muito tempo ta rodando por ai tendo passado por bandas importantíssimas como É! e Pé do Lixo. Fora isso joga nas onze. Toca baixo no projeto No Problem, banda de reggae roots. Se tiver que tocar uma guitarra, ta lá ele com ela a mão fazendo com extrema competência. Trampa de roadie, diretor de palco, produtor, técnico de som, se precisar (como diria um amigo!) se pinta de prata no sinal em nome da arte. Mas é como batera que bomba mesmo. Deus e todo mundo quer tocar com esse cara. E ele também quer tocar com Deus e todo mundo, também pudera, toca pra c#%%*. Do hardcore ao reggae, do rock ao eletrônico e até no congo, la ta ele com o maior tesão em sentar a baqueta na batera.
Leo é integrante de uma das grandes referências da música eletrônica no país, a banda Zémaria na qual está a 10 anos na estrada, se preparando para a sexta tour européia esse ano.

Jean




Temporariamente fora da área de cobertura, Jean também é um dos fundadores do CASACA. Era nosso homem da internet. Foi ele quem desenvolveu nossa primeira logo e nosso antigo ícone, o Cirilo, entre outras coisas.
Tocando o tambor de condução, Jean encarnou o coração da banda durante todos esses anos se tornando referência para todos que viram algum show. Também integrou o Bloco Bleque e o Projeto Feijoada, banda cachoeirense de samba rock.
Atualmente Jean encontra-se residindo em Londres, mas seu lugar continua guardado aqui.