quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Nota de Repúdio

O CASACA vem através desta, expor todo seu descontentamento com a atual Secretaria de Cultura do Município de Vitória, hoje sob gestão do Sr. Alcione Pinheiro.
Simplesmente não podemos crer que ainda hoje, as vésperas de completar 3 meses da realização das festividades do aniversário de Vitória mais uma vez nosso cachê referente à apresentação deste ainda não saiu, embora tenha sido prometido o pagamento para um mês após apresentação e vários encaminhamentos tivessem sido dados.
A inoperância da atual gestão da Semc/Vitoria e seu despreparo já é conhecido pelo segmento cultural que, aliás, ainda não entendeu o motivo pelo qual, por diversas vezes deixou-se passar a oportunidade de colocar um secretário com perfil técnico e político comprometido em desenvolver políticas públicas com resultados efetivos.
Basta olhar o trabalho realizado e constatar que não há continuidade nas ações, que não há um planejamento coerente e que o trato com os artistas e com a cadeia da cultura como um todo é quase assistencial e nada multiplicador e gerador de sustentabilidade para o setor.
O município de Vitória, enquanto uma capital economicamente importante e que reflete em posturas e ações para todo o Estado do ES deveria servir de exemplo, mas, ao contrário a postura do atual secretário de cultura aponta em direção oposta.
Não nos sentimos representados por parceiros políticos de longa data que não enxergam a cultura com seriedade. É preciso olhar para o entorno e perceber com clareza a insatisfação e o descaso com que a maioria dos profissionais sérios da cultura estão sendo tratados.
Gostaríamos de dizer ao Sr. Secretário, que somos músicos e que vivemos de nosso fazer música. Ainda acho importante lembrar, que contas não esperam, vencem e geram juros. O sr. deve saber disso. No entanto certamente não incidirá juros sobre nosso pagamento atrasado, que, aliás, foi penosamente negociado, pois a postura adotada foi de jogar o preço para baixo quando na verdade a obrigação de uma secretaria de cultura é de valorizar os artistas locais. E mais, só estávamos ali naquele evento por uma procura da própria secretaria, prestando um SERVIÇO. Não pedimos para tocar, fomos contratados, e mesmo que fosse o contrário, tamanho desrespeito não pode ser tolerado.
Talvez falte ao Sr. o entendimento da cultura como setor econômico ou o reconhecimento da relevância dos agentes culturais (quais sejam) na constituição da identidade de uma população, algo inaceitável para um gestor que ocupa sua atual pasta.
Exatamente num momento tão especial do setor cultural, onde dados do MinC indicam que a cultura é responsável por 7% do PIB brasileiro, isso num setor marcado pela informalidade, mas que vem se organizando com celeridade impressionante, principalmente na música, temos Vitória na contra-mão desse processo com uma secretaria jogando contra.
É triste ter que tornar público questões privadas, que deveriam ficar restritos ao campo profissional, porém o Sr. nem sequer se dispôs a atender nossos telefonemas e nos foi negado o acesso ao processo onde consta nossa contratação pela prefeitura, algo que JAMAIS poderia ser negado por sermos parte nesse processo, secretario
Certos de que essa situação será resolvida já não mais da melhor maneira possível

CASACA
Renato Casanova
Marcio Xavier
Jean
Thiago Grilo
Perez Lisboa
Dhiego
Flavinho
Piriquito